Como armazenar itens pequenos

A imagem nos mostra um armazém e, em primeiro plano, uma mulher afrodescendente, com cabelos escuros, camisa cinza e calça jeans. Ela anota detalhes em uma prancheta ao lado de prateleiras com pallets e caixas menores. Ao fundo, desfocados, temos duas pessoas, também com camisetas cinzas e calças azuis, que parecem conversar entre si.

Armazenar itens menores também exige planejamento e um projeto de sucesso. Afinal, independentemente do tamanho dos produtos movimentados pela sua empresa, é primordial que os espaços do seu armazém sejam aproveitados em sua capacidade máxima. Mas como fazer isso? Quais são as melhores soluções para esse problema?

No artigo de hoje, nós vamos explicar tudo que você precisa saber sobre como armazenar itens pequenos.

A melhor solução para armazéns de itens menores

Os processos envolvidos no bom funcionamento de armazenagem dependem da construção e encaixe de cada etapa compreendida neles. Assim como uma engrenagem, é preciso que todos os elementos estejam em sincronia e com plena capacidade de operação.

Contudo, para atingir a máxima eficácia e entregar os resultados que você e sua empresa esperam, nós da Tedesco, entendemos que o centro principal de qualquer estrutura de armazenamento, é a automatização dos processos logísticos. E, especificamente, como fazer isso.

Nesse sentido, ao longo dos mais de 20 anos nesse meio, consolidamos nossa maneira de atuar graças às entregas de soluções para armazéns que são perfeitamente balanceadas entre o custo e a utilidade fornecidas por elas.

O segredo para conseguir isso? Observar o espaço de cada cliente, entender suas necessidades e entregar o projeto perfeito para elas, inclusive para armazéns de itens menores.

Como planejar o sistema de armazenagem ideal

A fim de obter do equilíbrio-chave para entregar a melhor solução para seu problema, é preciso identificar, de saída, qual o conceito que melhor se adequa à situação: o princípio de goods-to-person (mercadoria ao homem) ou o de person-to-goods (homem à mercadoria).

Enquanto no primeiro ocorre a movimentação do produto até o operador, no segundo é o operador quem vai ao encontro do produto. A solução ideal para o que você procura pode ser estruturada em cima de apenas um desses conceitos, mas também pode derivar de uma combinação de ambos.

A escolha vai girar em torno das características do seu armazém, como qual indústria ele atende, quais produtos são movidos e uma série de aspectos. No entanto, uma coisa é certa: o sistema de armazenagem perfeito para você existe. E aqui na Tedesco, nós o elaboramos através de algumas etapas.

Etapas para o bom armazenamento de itens pequenos

Baseado nos conceitos anteriores, é hora de abordarmos um pouco mais as vantagens e desvantagens de cada um deles para identificar qual encaixa melhor com as suas demandas, especialmente para quem atua com armazéns de itens menores.

Goods-to-person (Mercadoria ao homem)

Nesse conceito, apesar da colocação e retirada do produto ser feita manualmente, o sistema é altamente automatizado. Ele transporta o produto diretamente até o operador e com isso obtém uma série de vantagens: os riscos de locomoção do colaborador são reduzidos, assim como os períodos de locomoção até os itens coletados e afins.

Um dos principais sistemas que a Tedesco oferece, e que vai perfeitamente de encontro com esse conceito, é o miniload.

Solução de armazenagem Miniload

Essa solução é ideal para quem procura uma opção que melhore a operacionalização envolvida na armazenagem de produtos menores. O miniload é baseado num processo automatizado para movimentar caixas e bandejas através do transelevador.

O processo é fruto de uma estrutura montada para a plena atuação de um software com função de gerenciar o estoque, que ainda consegue manter o controle de inventário em tempo real, acompanhando as mudanças realizadas pelas operações.

O miniload também oferece picking intensivo, uma vez que otimiza ao máximo os espaços, possui extrema rapidez ao preparar os pedidos sem necessidade de deslocar o operador, e facilita não apenas a saída, mas também a entrada das mercadorias no seu armazém.

Vale destacar que, além da solução miniload, também existem sistemas de armazenagem vertical que aproveitam ao máximo a altura. Tratam-se de alternativas indicadas aos espaços que, na superfície e laterais são limitados, mas possuem possibilidade de armazenamento para cima.

Person-to-goods (Homem à mercadoria)

Esse é um método tradicional ainda utilizado em muitas operações logísticas. Os pedidos são encaminhados através de operadores que se movem pelo armazém até o local em que o produto desejado se encontra.

Os principais sistemas que utilizam esse conceito envolvem estantes dispostas em diversos andares ou corredores, estruturas móveis com corredores estreitos ou, até mesmo, prateleiras projetadas para o picking dinâmico.

Essas soluções possuem uma taxa de automatização menor que a apresentada no miniload. Contudo, o custo de investimento nelas tende a ser menor e ainda pode trazer uma série de vantagens, uma vez que podem ser integradas com outros sistemas e otimizar aspectos e espaços que, de outra forma, não seriam utilizados.

Soluções de armazenagem Tedesco

Armazenar itens pequenos exige planejamento a expertise. Ao considerar os elementos acima, a equipe da Tedesco consegue elaborar soluções personalizadas, como miniload, porta paletes, autoportante e outras, todas com as medidas ideais do seu espaço e dos seus produtos.

Nossos sistemas entregam altos índices de rotatividade, segurança das operações e inspeções técnicas rotineiras que garantem o bom funcionamento das suas operações. Conte com quem, há mais de 20 anos, elabora projetos de sucesso em todo território nacional.

Entre em contato conosco agora mesmo, através do WhatsApp ou pelo site, e descubra como podemos organizar seus espaços para que você cresça!