Sistema Push Back: ideal para o conceito LIFO
O sistema Push Back utiliza o conceito LIFO (Last In, First Out) para atender demandas de indústrias em diferentes segmentos. Essa é uma das diversas soluções que a Tedesco Armazenagem disponibiliza para controle do estoque e inventário, sendo uma das estratégias mais consideradas pelas empresas que buscam resolver as necessidades de armazenamento com uma opção segura e de baixo custo.
O conceito LIFO
O conceito LIFO (sigla para Last In, First Out, ou, em português, Último a Entrar, Primeiro a Sair) é utilizado na área logística para trabalhar com itens que não têm sua qualidade comprometida com o passar do tempo.
Sua aplicação é simples e considera que os produtos que foram colocados por último no inventário serão também os primeiros a sair. Essa técnica traz uma série de vantagens às empresas que a utilizam, como uma redução de produtos “perdidos” e melhor precificação das mercadorias.
Nesse sentido, o sistema Push Back é ideal para atender a esses requisitos nos quais o conceito LIFO atua.
O que é o sistema Push Back
Durabilidade, baixo custo e otimização dos processos são as marcas do sistema Push Back.
Com o princípio de que as últimas mercadorias adicionadas ao estoque também serão as que sairão antes, o sistema Push Back se torna uma alternativa altamente recomendável para armazéns que lidam com alta taxa de armazenagem e grandes mercadorias estocadas.
Seu funcionamento é bem simples: quando uma nova mercadoria é adicionada na estrutura, ela empurra as demais para o fundo dos trilhos, criando uma ordem de saída em que a última adicionada é a primeira a sair.
Quando chega o momento de retirar o produto, o penúltimo palete se movimenta para tomar o lugar da mercadoria retirada. Essa ação ocorre graças à gravidade, que atua nos trilhos levemente inclinados do sistema Push Back e posiciona os produtos seguintes para saída.
Tudo isso ocorre de maneira harmônica, com roletes que permitem a fácil movimentação das mercadorias. Por conta da maneira como a estrutura é construída, ela conta com recursos que resguardam os roletes, protegendo tanto as mercadorias quanto as empilhadeiras utilizadas na alocação dos produtos.
O sistema Push Back e o conceito LIFO
Unindo as características de nossos dois personagens, vemos que eles se complementam de maneira única. Portanto, se seu armazém opera seguindo o conceito LIFO, utilizar o sistema Push Back traz algumas vantagens importantes que você precisa ter em seu estoque.
Algumas delas são:
- Alta compatibilidade entre capacidade de armazenamento e operacionalização da estrutura. Com o Push Back, a manobra necessária para acessar o produto é direta, com o palete sendo retirado na primeira posição e de maneira prática.
- As operações e seus colaboradores atuam com mais segurança, uma vez que as estantes da estrutura Push Back são elaboradas de maneira a trazer confiança e seguridade no uso.
- Atende às demandas de padrões de logística que trabalham com média e alta rotatividade.
- Alto ROI (Return Over Investment, ou, em português, Retorno Sobre Investimento), uma vez que, para usufruir das demais vantagens e benefícios da solução os gastos são reduzidos e os movimentos realizados são práticos.
Como saber qual sistema Push Back é ideal para meu negócio?
O sistema Push Back traz muitas vantagens às empresas que atuam com o conceito LIFO. Na Tedesco Armazenagem, elaboramos projetos personalizados que trazem resoluções às necessidades dos seus espaços, auxiliando na sua organização e crescimento.
Quer entender melhor como essa solução (ou alguma de nossas outras opções) pode ser implementada no seu espaço? Entre em contato com nossa equipe de consultores e descubra o quanto seu negócio pode expandir, em termos de espaço e de ganhos.