Como organizar o sistema de armazenagem de um e-commerce?
Desde 2020, o comércio eletrônico brasileiro está em crescente expansão. Em 2022, por exemplo, o faturamento do ramo chegou a incríveis R$ 262,7 bilhões (segundo dados de pesquisa da NielsenIQ Ebit).
Com a demanda crescente, o setor precisou se adaptar, investindo em inovações na área de logística. Mas, quando se trata especificamente dos armazéns, surge uma dúvida: como organizar de forma eficiente o sistema de armazenagem de um e-commerce? Obviamente, não existe uma receita de bolo que responda a essa pergunta, mas sim, existem soluções mais ou menos eficientes para a logística de um comércio eletrônico. E é sobre isso que falaremos no artigo. Nos acompanhe!
Qual a melhor solução para um armazém de e-commerce?
Uma coisa é fato: o armazém de um e-commerce precisa de um fulfillment ágil, englobando os processos que vão da compra até a expedição do pedido. E é aqui que entra a importância da implementação de um sistema de armazenagem coerente com a demanda de cada negócio.
Confira algumas opções:
Estantes para picking
Uma das soluções de armazenagem mais utilizadas para e-commerce são as estantes para picking. Elas proporcionam acesso direto aos produtos e são ideais para mercadorias de pequenas dimensões. Um dos principais benefícios é a personalização, já que as estantes para picking podem ser montadas e ampliadas por meio de módulos adicionais[TA1] .
Mezanino
Se o seu armazém é alto, por que não aproveitar essa vantagem? Nesses casos, é preciso investir em sistemas de armazenagem que favoreçam a verticalização do ambiente, como o mezanino. Nele, as estantes são mais altas e construídas sobre uma plataforma.
Armazéns com mezanino podem ser integrados com elevadores de carga e, geralmente, têm corredores mais amplos, que permitem o trânsito dos operadores entre as instalações.
Flow-Rack
O sistema flow-rack é uma das opções mais indicadas para tornar a operação logística de um e-commerce muito mais funcional. Sua estrutura contém “trilhos” que permitem deslizar os produtos nas prateleiras, aumentando a agilidade na seleção e separação de itens leves armazenados em caixas plásticas e de papelão.
Essa solução dinâmica, também reduz as perdas por avarias e validade, sendo ideal para indústrias que utilizam o sistema FIFO (First in, First Out).
A importância da automatização
Outro ponto importante para organizar o sistema de armazenagem do seu negócio e agilizar a preparação de pedidos é a automatização. Ou seja, invista em soluções que facilitem o método goods-to-person (produtos ao homem).
Uma aposta interessante são os armazéns automáticos tipo miniload, nos quais os operadores ficam em uma estação de picking à espera de um minload, que lhe entrega a mercadoria de forma 100% autônoma.
Micro-fulfillment e armazéns urbanos: inovações para a logística do seu e-commerce
Com o setor de e-commerce conquistando tanto crescimento, a concorrência se tornou mais acirrada, com novos players surgindo a todo momento. Frente a isso, é essencial que o seu negócio ofereça diferenciais que fidelizem a clientela. Nesse contexto, um dos atributos mais visados é a rapidez na entrega das mercadorias.
Com esse objetivo em comum, surgiram duas inovações: as microplataformas logísticas (micro-fulfillment) e os armazéns urbanos.
Ambos são centros de armazenamento localizados dentro ou próximos a centros urbanos, visando agilizar a preparação e distribuição de pedidos. Com essas estruturas, as mercadorias deixam de ficar tão distantes do consumidor final, reduzindo (e muito) o prazo das entregas.
Mas qual a diferença entre eles? Na realidade, eles não são diferentes e, sim, parte de uma mesma estratégia. Explicamos melhor:
– Os armazéns urbanos são pontos intermediários entre o centro de distribuição principal e o consumidor, e utilizam diferentes soluções para agilizar a logística, como o micro-fulfillment, por exemplo;
– Os armazéns micro-fulfillment são localizados em áreas mais próximas ao cliente, costumam ser pequenos e geralmente são automatizados, sendo parte da estratégia dos armazéns urbanos.
Essas estruturas podem ser projetadas de forma semelhante ao armazém principal do seu e-commerce, e são excelentes inovações para quem quer tornar a experiência do consumidor mais eficiente.
24 anos de experiência a favor do seu negócio
As dicas que citamos no artigo são essenciais para organizar o sistema de armazenagem do seu negócio, mas nada substitui a expertise de um especialista. Por isso, se você precisa atualizar, remodelar ou projetar seu armazém, conte com a equipe da Tedesco! São mais de 24 anos de atuação no setor, ajudando empresas a organizar processos e abrir espaço para o crescimento.