(54) 3451.7611 • (54) 99143.1196 contato@tedescoarmazenagem.com.br

Conheça as vantagens do sistema de armazenagem Drive-In

Dicas técnicas

Quando existe a necessidade da armazenagem de produtos com baixa ou média rotatividade, existe um pequeno espaço para armazenagem e necessita de um rigoroso controle de entradas e saídas; a estratégia de armazenamento Drive-in (LIFO) e Drive-Through (FIFO) são as mais indicadas.

Ela consiste na montagem de estruturas constituídas de blocos contínuos, sem a interferência de corredores intermediários. Como não há vigas ou quaisquer outros obstáculos no meio das estruturas, as empilhadeiras podem se movimentar dentro delas.

Este sistema traz uma série de benefícios:

  • Proporciona alto volume de estocagem;
  • Eliminação de corredores entre as estruturas de armazenagem;
  • Como não há superposição direta de cargas, os riscos de queda e danificação são muito menores;
  • Com pequenas modificações na estrutura para a segurança do operador, é possível utilizar empilhadeiras comuns.

Este sistema é indicado para situações em que as movimentações de entrada e saída sejam feitas separadamente. Além disso, se há alta rotatividade de estoque, não é a melhor solução. O ideal é quando a movimentação é feita de uma única vez com longos períodos de intervalo entre um movimento de entrada e saída.

Por que utilizar o sistema de armazenagem Drive-In?

Escolher o sistema de armazenagem ideal para a sua empresa faz uma grande diferença na logística. O sistema Drive-In permite que:

  • A carga e a descarga dos produtos seja feita de maneira independente;
  • Que os espaços sejam aproveitados ao máximo (permitindo um número maior de produtos no estoque);
  • Trabalha com quantias elevadas de um produto do mesmo setor.

Nesse sistema, o método utilizado é o LIFO – Last In, First Out. Isso é, a última carga que entrou é a primeira a sair. Por isso, para facilitar as operações, apenas um corredor de entrada é usado para receber as cargas  – que, por sinal, são processadas em posições inversas.

E qual o benefício? Bem, esse tipo de procedimento diminui a chance de causar danos aos produtos, já que não há tantas transições de produtos no local de armazenagem.

Quando utilizar esse sistema?

Esse método de armazenagem pode ser usado por diversos setores. Mas para alguns, ele é mais eficiente. Por exemplo, onde há menor movimentação de produtos.

Claro que ele pode ser usado também pelas empresas cuja movimentação é maior, mas isso exigirá um planejamento muito assertivo – e a Tedesco pode ajudar você!

Importante salientar também que o método não é o mais recomendado para empresas que armazenam produtos com prazo de validade mais curtos, já que os primeiros que entram também devem ser os primeiros a sair – sistema FIFO.

Gostou da solução? Converse com a nossa equipe para obter mais informações sobre o sistema Drive-in e Drive-Through (FIFO)!

outros posts

Seja nosso próximo
Case de sucesso
no seu mercado.

Share This
Abrir no Whatsapp
Podemos ajudar?
Whatsapp
Olá! Tudo bem? Como podemos lhe ajudar?