(54) 3451.7611 • (54) 99143.1196 contato@tedescoarmazenagem.com.br

Quando é necessário realizar a manutenção das estruturas de armazenagem?

Dicas técnicas

Os centros logísticos de armazenagem comportam um grande espaço para acomodar e organizar os produtos. Para que a segurança no local de trabalho seja mantida, é preciso realizar periodicamente a manutenção de equipamentos e estruturas nos sistemas de armazenagem.

A inspeção, que deve ser preventiva, é realizada por profissionais capacitados e treinados para tal. Garantir a segurança local influencia diretamente na produção e, sobretudo, na prevenção de acidentes.

A frequência pode ser:

Diária → Detecção de anomalias facilmente visíveis, tais como longarinas deformadas, ausência de calços, unidades de carga deterioradas, etc. A manutenção deve ser feita imediatamente.

Semanal → Deve ser detectada a verticalidade e retitude das estruturas e seus respectivos elementos. Caso haja danos, devem ser comunicados imediatamente.

Mensal → A inspeção mensal tem a mesma função da semanal, mas também deve verificar aspectos de ordem e limpeza.

Anual → Realizada por equipe técnica do usuário e do próprio fabricante. Ela deve inspecionar todos os itens mencionados acima.

Extraordinária → Ocorre quando algum evento compromete a integridade da estrutura.

Quando elas estão batidas, podem comprometer não apenas a segurança do funcionário, mas também a qualidade da mercadoria. Já quando estão enferrujadas, podem contaminar os produtos, especialmente alimentos.

Caso o diagnóstico aponte a necessidade de troca das estruturas, a empresa deve focar sua atenção imediatamente na manutenção para evitar consequências desastrosas. Além do fato de que elas devem estar em acordo com as normas brasileiras de segurança.

Por que é importante seguir os protocolos de prevenção nos sistemas de armazenagem?

Avaliar os riscos é necessário para prevenir possíveis acidentes de trabalho. Sem a avaliação adequada, é muito complicado determinar as melhores medidas preventivas.

Em suma, um modelo de gestão funcional segue os seguintes passos:

  • 1 – Devem ser identificados os possíveis riscos aos quais os trabalhadores estão expostos;
  • 2- Os mesmos devem ser avaliados para determinar um grau de prioridade;
  • 3- Deve-se planejar as medidas necessárias para evitar tais riscos;
  • 4- As medidas devem ser adotadas pela empresa;
  • 5- Por último, devem ser acompanhadas e revisadas, sendo que a frequência pode ser diária, semanal, mensal, anual ou extraordinária.

Se tratando de um armazém, é imprescindível garantir:

  • Estado de conservação adequado das estruturas instaladas;
  • A manutenção preventiva do maquinário utilizado, como os de transporte;
  • Iluminação adequada;
  • Resistência dos pallets;
  • Organização dos corredores.

Para garantir a segurança de um sistema de armazenagem como um todo, é muito importante que a manutenção preventiva seja feita, e jamais utilizar máquinas que não estejam em condições adequadas, pois o risco de acidente é iminente.

A sua empresa precisa avaliar a qualidade das estruturas de armazenagem? Entre em contato com a nossa equipe e descubra nossas soluções!

 

outros posts

Seja nosso próximo
Case de sucesso
no seu mercado.

Share This
Abrir no Whatsapp
Podemos ajudar?
Whatsapp
Olá! Tudo bem? Como podemos lhe ajudar?