(54) 3451.7611 • (54) 99143.1196 contato@tedescoarmazenagem.com.br

Idealizando o novo para organizar o caos

Institucional

As empresas que desejam se manter competitivas no mercado devem estar sempre buscando por inovações, como forma de se destacarem da concorrência. Nesse sentido, é essencial buscar por uma solução de armazenagem industrial.

Mas só isso não basta. É preciso elaborar um bom planejamento para quando ela começar a crescer. É preciso organizar a operação, os estoques, processos, logística, enfim, evitar o caos do crescimento.

A logística no desenvolvimento de uma empresa é imprescindível. Afinal, um bom planejamento colabora para que haja melhor aproveitamento de produtos, estoque e movimentação com mais inteligência nos sistemas de armazenagem.

Por que é importante planejar o layout do armazém?

Planejar o layout do armazém significa otimizar o espaço de forma que todo ele possa ser aproveitado da melhor maneira possível. Ou seja, os fluxos de entrada e saída são utilizados de forma inteligente, para que o estoque seja bem distribuído, armazenado, e para que haja um mínimo de perda de produtos e risco de acidentes.

Uma solução de armazenagem industrial eficiente pode reduzir consideravelmente os custos operacionais de uma empresa. Mas, claro, sem perder a qualidade. Uma empresa que tem como foco aumentar a produtividade, expandir o mercado e o lucro, devem entregar com mais velocidade, mas nunca com menos qualidade.

Por isso, planejar como será a movimentação dos produtos em um galpão de armazenagem faz toda a diferença para empresas de qualquer porte ou maturidade.

Mas para que o planejamento seja assertivo, depende de alguns fatores, tais como:

  • A otimização do espaço de entrada e saída de produtos;
  • Volume de estoque;
  • Equipamentos utilizados;
  • Sistemas de armazenagem eficientes e adequados para cada tipo de produto/necessidade;

Quando uma solução de armazenagem industrial é bem planejada, traz diversos benefícios à empresa, tais como:

  • Mais itens podem ser armazenados no mesmo ambiente, de forma que fiquem estocados de maneira inteligente e otimizada;
  • A movimentação de produtos e funcionários é mais fluida e segura, e o risco de acidentes é menor;
  • Quanto mais organizado um espaço é, maior o índice de produtividade dos colaboradores.

3 Aspectos que você deve levar em consideração para tornar o espaço de armazenagem otimizado

1- Saiba como funciona o espaço para que ele seja mais eficiente

O primeiro passo é saber o espaço exato que existe na empresa para armazenagem de produtos. Muitas vezes, a desorganização do ambiente não proporciona uma noção real da área disponível.

Por isso, o primeiro passo é organizar, limpar e analisar.

Depois disso, é hora de planejar a logística e a melhor solução de armazenagem industrial. Deve-se levar em consideração sistemas que preservem bem os materiais, acesso facilitado dos funcionários às áreas de maior fluxo e quais limitações existem que podem comprometer a eficiência do seu espaço.

2- Qual é o fluxo de entrada e saída dos materiais?

Um segundo aspecto muito importante na hora de fazer o planejamento é saber exatamente qual o fluxo de entrada e saída dos produtos.

Por exemplo: materiais com alto fluxo de saída devem ser preferencialmente estocados em locais cuja distância para vazão seja menor. Se eles saem com mais frequência, não faz muito sentido estocá-los em ambientes muito grandes onde levarão muito tempo para serem deslocados.

Vale muito a pena planejar esse ponto com cuidado, porque quando os produtos são alocados em locais estratégicos, os ganhos para a empresa são muitos.

3- Tamanhos e tipos de produtos estocados

Um dos pontos mais importantes que devem ser levados em consideração é o tipo e tamanho dos produtos.

Via de regra, as áreas menores devem ser usadas para estocar produtos menores, e da mesma forma, produtos maiores em ambientes maiores.

Quando o volume das mercadorias é levado em consideração para planejar o espaço, os resultados são muito positivos. Pense, por exemplo, na verticalização do espaço. O espaço utilizado pode ser reduzido e o volume de estoque pode aumentar consideravelmente.

A verticalização é um procedimento muito viável hoje em dia, graças às estruturas de armazenamento produzidas pela Tedesco. Com o uso dos equipamentos certos, é possível montar prateleiras e racks muito altos dentro do galpão.

É uma estratégia que traz mais praticidade, reduz os custos operacionais, viabiliza métodos de armazenagem muito eficientes e são bem seguros.

A Tedesco Armazenagem quer ajudar você durante o processo de tomadas de decisões, para que o seu foco se mantenha na expansão dos negócios. Oferecemos as melhores soluções de mercado há mais de 20 anos para sistemas de armazenagem de todos os tamanhos e segmentos. Gostaria de conhecer os nossos serviços? Entre em contato com a nossa equipe!

outros posts

Seja nosso próximo
Case de sucesso
no seu mercado.

Share This
Abrir no Whatsapp
Podemos ajudar?
Whatsapp
Olá! Tudo bem? Como podemos lhe ajudar?